Álvaro de Moya

Álvaro de Moya é jornalista, professor aposentado da USP, desenhista, roteirista, produtor, diretor de tv e cinema. Autor de alguns dos mais importantes livros sobre quadrinhos lançados no País, como Shazam!, um marco da bibliografia do gênero que completou 41 anos em 2011. Além dele, Moya escreveu História da História em Quadrinhos, O Mundo de Disney, Vapt-Vupt e Glória in Excelsior, sobre a televisão que ele dirigiu nos anos 1960. Em 2001, Moya lançou Anos 50/50 Anos, livro que comemorou os 50 anos da Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos.

Moya foi chargista e ilustrador do jornal O Tempo, de São Paulo, a partir de julho de 1950. Neste ano, participou também da inauguração da televisão no Brasil, pois foi o responsável pelos desenhos dos letreiros do programa de inauguração da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950.

Desenhou as adaptações para os quadrinhos de A Marcha, de Afonso Schmidt, Macbeth, de Shakespeare, e Zumbi, sobre a vida do Rei dos Palmares. A convite do Governo americano, estagiou na CBS TV, de New York, em 1958, quando aproveitou sua permanência nos Estados Unidos para entrevistar personalidades do cinema e dos quadrinhos para a Folha de S.Paulo. Participou também da inauguração da TV Excelsior em 1960, na qual foi Diretor e produtor de programas que marcaram época, como Brasil 60, apresentado por Bibi Ferreira, Cinema em Casa e Teatro 9. Em 1967 participou da inauguração de outra televisão, a TV Bandeirantes, onde produziu a novela Os Imigrantes. Foi diretor artístico da TV Paulista e TV Cultura, diretor de criação da Rede Tupi de Televisão.

A partir de 1966, foi chefe das delegações brasileiras aos Salões de Comics na Itália, até 98. Entre 1970 e 1977 foi programador do Cine Marachá-Augusta com as famosas Sessões Malditas. Colaborador de enciclopédias na Espanha, Itália, França e Estados Unidos e da Revista Abigraf, além dos jornais O Estado de S.PauloJornal da Tarde. Recebeu os prêmios Città di Lucca, Fábio Prado (União Brasileira de Escritores), Roquette Pinto, Tupiniquim, Ângelo Agostini, O Tico Tico, HQ Mix, Hall da Fama, Melhores do Ano e foi homenageado pela Assembléia Legislativa e pela Câmara de Vereadores de São Paulo.

Um pensamento sobre “Álvaro de Moya

Deixe um comentário